(92) 99292-8866 | (92) 3584-3377

Home > Tratamentos > Já ouviu falar em torção de testículo?

Já ouviu falar em torção de testículo?

A torção de testículo é caracterizada como uma urgência urológica na qual o testículo sofre uma rotação no seu próprio eixo longitudinal e compromete a vascularização do órgão, podendo causar danos irreversíveis dependendo do tempo decorrido do acometimento até o tratamento. Antes de explicar como isto funciona vamos abordar um pouco sobre a anatomia e função dos testículos e relembrar a importância deles para os homens.

Os testículos normalmente são em número de dois e são alojados na bolsa escrotal ou “saco” que se localiza na região do períneo dos homens. Eles desempenham um papel importante na produção de hormônios (testosterona) e também dos espermatozóides e por este motivo são essenciais para o desenvolvimento sexual masculino, fertilidade, além de manter um equilíbrio hormonal através da interação existente entre os testículos, o hipotálamo e a hipófise.
A bolsa escrotal exerce um papel fundamental na proteção dos testículos e é composta por um conjunto de túnicas ou tecidos que recobrem as duas gônadas (testículos) e também possuem uma pequena quantidade de líquido que permite que o testículo tenha um deslocamento interno a bolsa sem dor e aderência. Além destes tecidos de proteção existe um músculo chamado cremáster que desempenha o papel de controlar a altura do testículo em relação ao corpo de acordo com a temperatura corporal e com os movimentos do homem. Quanto mais frio estiver a temperatura do meio ambiente mais alto e próximo do corpo estarão os testículos e o oposto também é verdadeiro, ou seja, quanto mais quente a temperatura do meio ambiente mais relaxados estarão os músculos cremáster e mais baixos estarão os testículos. Todo este processo ocorre em uma pessoa normal e sem alterações na fixação dos testículos na bolsa escrotal, no entanto existem alguns homens que tem uma fixação testicular mais alta no cordão espermático e isto favorece que o testículo gire em torno do seu próprio eixo. Este tipo de alteração é chamada de “testículo em badalo de sino” e normalmente ocorre nos dois lados, motivo pelo qual quando um paciente é acometido por uma torção de testículo de um lado, o lado outro lado deve ser obrigatoriamente fixado durante a cirurgia. A torção de testículo pode ser de causa espontânea (paciente dormindo) ou causada por um trauma durante um esporte, uma luta ou um acidente. A presença da dor está relacionada com o sofrimento do órgão pela ausência de sangue em função dos vasos também terem sofrido uma torção e este fato determina a viabilidade do órgão, ou seja, se o testículo poderá ser preservado ou se terá necessidade de retirá-lo.

O diagnóstico deste problema é clínico e depende da avaliação de um urologista, no entanto alguns exames podem ser solicitados com a maior urgência possível para confirmar ou excluir a torção. Atualmente a ultrassonografia da bolsa escrotal com doppler (visualização dos vasos sanguíneos) é o exame de eleição para complementar o raciocínio médico e tem especificidade em torno de 97%, ou seja, as chances de erro são mínimas. Se este exame não estiver disponível no momento do atendimento e o paciente estiver com sinais e sintomas de torção testicular, a cirurgia torna-se necessária na tentativa de salvar o testículo do paciente. As maiores casuísticas mundiais mostram ótimos resultados para os pacientes operados antes de seis horas de torção e a medida que o tempo é postergado uma maior quantidade de pacientes terá o seu testículo retirado por ausência de fluxo sanguíneo e necrose dos tecidos testiculares.
Outro ponto de grande importância é que todos os pacientes que foram acometidos por uma torção testicular deverão ter seus testículos do outro lado fixados dentro da bolsa escrotal, de forma a evitar que o outro lado sofra com o mesmo tipo de problema no futuro. A prótese testicular pode ser implantada no mesmo momento da retirada do testículo necrosado se o paciente demonstrar interesse.
Como orientação para os pacientes que tem dor testicular de início súbito, acompanhado de aumento do testículo e sinais inflamatórios o ideal é procurar um atendimento urológico de urgência para evitar que o extremo aconteça e o paciente necessite de uma orquiectomia (retirada do testículo).