A Cirurgia Robótica é um procedimento minimamente invasivo assistido por robô. A tecnologia é potencializada pela capacidade técnica do cirurgião, possibilitando maior destreza na manipulação dos instrumentos e melhor visibilidade através de imagens em alta resolução. O procedimento é realizado pelo médico através de um console instalado na sala de cirurgia. A Robótica é considerada uma evolução da cirurgia laparoscópica, procedimento feito com o auxílio de uma minúscula câmera de vídeo e instrumentos em miniatura especialmente projetados. Na laparoscopia, a câmera transmite imagens em 2 dimensões para os monitores de vídeo que orientam o médico. Na cirurgia robótica, a imagem vista pelo cirurgião durante o procedimento é em 3D e alta definição, o que melhora consideravelmente visualização de estruturas anatômicas. O Robô possui 4 “braços”, incluindo um para câmera cirúrgica e outros 3 para instrumentos auxiliares (tesouras, bisturis e pinças) utilizados para realizar movimentos precisos e delicados.
Principais procedimentos em urologia com o uso da tecnologia robótica:
Na Próstata – Prostatectomia radical utilizada no tratamento do câncer de próstata; Prostatectomia simples para hiperplasia(crescimento benigno da próstata)
Nos Rins – Nefrectomia radical para tratamento do câncer de rim; Nefrectomia parcial e Nefroureterectomia para tumores da via excretora (parte interna do sistema urinário)
Na Bexiga – Cistectomia radical para tratamento de câncer de bexiga com invasão da musculatura detrussora
A resposta é Não, o robô não faz nada sozinho. Todos os movimentos são controlados pelo cirurgião principal e por este motivo é muito importante você escolher um cirurgião com grande experiência e habilidade, além de certificação na área . O médico se senta em um console no centro cirúrgico e observa os movimentos do robô em um monitor 3D de alta definição. Os instrumentos cirúrgicos em miniatura são controlados manualmente com joysticks. Isso ajuda a replicar nossos movimentos em tempo real, realizando incisões e suturas de alto nível. Os braços do robô são muito mais flexíveis que as mãos humanas e podem se mover em qualquer direção com precisão e precisão extrema.